Capibaribe em festa sem plumas

24/11/2012 09:59

 

Nem na data estabelecida por decreto-lei um dos mais importantes rios do Estado escapa do lixo e da sedimentação

Do JC Online

Apesar da data, não há muitos motivos para comemoração / Foto: Bernardo Soares/JC Imagem

Apesar da data, não há muitos motivos para comemoração

Foto: Bernardo Soares/JC Imagem

Verdadeiro personagem do Recife, o Rio Capibaribe é o aniversariante deste sábado (24). Em 2010, a lei estadual Nº 14.011/2010 instituiu a data, que este ano será marcada por um evento especial no Parque das Esculturas (Centro), a partir das 20h30. Haverá exibição do longa-metragem Febre do Rato, do cineasta pernambucano Cláudio Assis e concerto do pianista Vítor Araújo, um dos atores do filme. O translado do Marco Zero ao Parque das Escultura será realizado gratuitamente.

Apesar do seu potencial, o Capibaribe não vive um bom momento. Pescadores do Recife dizem que continuam pescando porque gostam mesmo da atividade, já que peixe tem sido difícil de encontrar. A poluição do rio é maior na capital, mas o presidente do Comitê da Bacia do Rio Capibaribe e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ricardo Braga, diz que é preciso também ficar atento à situação dos rios em outras cidades. “As fábricas de confecções de jeans no Alto Capibaribe também são grandes vilãs”, ressalta.

Para contribuir com o processo de revitalização do Rio Capibaribe, obras, ações e projetos estão sendo realizados por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE). De acordo com o governo do Estado, a PPP do Saneamento, em licitação na Compesa, irá  promover o tratamento de grande parte dos esgotos da Região Metropolitana do Recife (RMR) no prazo de 12 anos. Nessa ação, serão contemplados os municípios de São Lourenço da Mata, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Recife, além das áreas banhadas pelos demais rios da RMR, como Tejipió, Paratibe, Beberibe, Jaboatão, Goiana e outros.

Confira galeria de fotos na seção de Imagens.