México cria mercado que promove trocas de lixos por alimentos
RESÍDUOS SÓLIDOS
A Cidade do México vai criar postos de troca em diversas partes da cidade/Foto:André Stolarski
O governo da Cidade do México anunciou que vai lançar no mês de março um projeto que visa o mercado de troca de lixo reciclável por alimentos. O objetivo é promover o reaproveitamento de resíduos sólidos.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do município, resíduos como papel, vidro, latas de alumínio, garrafas PET e caixas de leite longa-vida poderão ser entregues em postos montados em diversas partes da cidade. O primeiro começará a funcionar no Parque Chapultepec.
O limite por pessoa será de 10 kg, cada pacote de matéria-prima entregue equivalerá a "pontos verdes", que poderão ser utilizados na compra de frutas, legumes e até flores.
Segundo a secretária Martha Delgado, a primeira unidade fornecerá cinco toneladas de hortaliças plantadas em áreas de conservação, nos arredores da capital mexicana.
“Vamos fazer em uma pequena escala para ter a perspectiva de educação ambiental dos cidadãos, sobre como reaproveitar os resíduos sólidos”, explicou ao portal G1. A previsão é que o mercado funcione todo primeiro domingo do mês até dezembro.
Dados oficiais do município afirmam que a população gera diariamente 12 mil toneladas de lixo. As autoridades planejam enviar os resíduos para cidades vizinhas, devido à sobrecarga dos aterros, e também instalar uma usina de biogás para reaproveitar as emissões provenientes desses locais, responsáveis por despejar metano e outros gases tóxicos na atmosfera.
Fonte: EcoD
Tópico: México cria mercado que promove trocas de lixos por alimentos
Nenhum comentário foi encontrado.