ONGs criticam possível corte de investimentos em meio ambiente e tecnologias limpas

02/08/2011 16:30

Estados Unidos

O Congresso dos Estados Unidos finalmente aprovou o aumento do teto da dívida norte-americana, mas em troca os Republicanos conseguiram que a medida leve a cortes no orçamento no valor de US$ 2,1 trilhões em 10 anos.

Como os primeiros alvos de qualquer redução de investimentos costumam ser o meio ambiente e as energias alternativas, diversas organizações não governamentais já temem os impactos da decisão.

“O acordo ameaça a economia, afeta a rede de segurança social e enfraquece os avanços ambientais e de baixo carbono conseguidos nos últimos anos. Os cortes provavelmente significarão que mais pessoas estarão bebendo águas impróprias e respirando ar poluído no futuro”, afirmou Erich Pica, presidente da Friends of the Earth.

Esta é a mesma opinião de William Meadows, presidente da Wilderness Society. “Trata-se de um ataque de parte do Congresso para abrir espaço para que corporações poluidoras possam voltar a prosperar. A redução de investimentos pode resultar em um custo ambiental irrecuperável”, disse.

Segundo Pica, toda essa questão estaria resolvida se fosse introduzido um regime novo de impostos. “Poderíamos evitar esses cortes severos se as indústrias fossem obrigadas a pagar taxas para a emissão de carbono. Assim, não seriam os mais pobres e vulneráveis que teriam que arcar com os erros do governo e sim os poluidores mais ricos do país”, concluiu.

 

Fonte: Instituto CarbonoBrasil/Agências Internacionais

 



 

Tópico: ONGs criticam possível corte de investimentos em meio ambiente e tecnologias limpas

Nenhum comentário foi encontrado.