Vídeo de marines urinando sobre cadáveres causa escândalo no mundo
“Vi as imagens e acho o comportamento mostrado absolutamente deplorável”, disse Panetta a propósito de mais um caso entre muitos de comportamentos de soldados dos contingentes expedicionários norte-americanos no Afeganistão e no Iraque, a somar aos casos de tortura desde Guantanamo a prisões clandestinas na Europa de Leste.
O vídeo exibe quatro militares com os equipamentos usados pelas tropas norte-americanas no Afeganistão urinando na galhofa sobre três cadáveres. Ouvem-se frases como “estão divertidos?”, “bom dia para vós”, “um duche dourado este”.
O presidente afegão, Hanid Karzai, emitiu mais um comunicado entre os muitos através dos quais procura reprovar atitudes das forças que o instalaram e mantêm no poder. Qualificando o acto como “desumano”, Karzai acrescenta que “o governo afegão está muito impressionado com o vídeo em que aparecem soldados americanos profanando os corpos sem vida de três cidadãos afegãos”.
Há dois dias Karzai emitira um outro comunicado deplorando o conteúdo de um relatório oficial afegão provando a existência de tortura sobretudo no sector americano da prisão de Bagram, gerida em conjunto por norte-americanos e afegãos.
Artigo publicado nos site do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu
Tópico: Vídeo de marines urinando sobre cadáveres causa escândalo no mundo
Nenhum comentário foi encontrado.