TEDx Jane Fonda: O Terceiro ato da vida

Nesta geração, 30 anos extras foram adicionados à nossa expectativa de vida - e esses anos não são apenas uma nota de rodapé ou uma patologia. Em palestra no TEDxWomen, Jane Fonda questiona como podemos viver plenamente esta nova fase de nossas vidas.
Prestes a completar 75 anos, a atriz, escritora e ativista reflete sobre como a mudança dos níveis de longevidade não foram acompanhadas por uma mudança cultural, e a terceira idade continua sendo vista como uma fase de declínio na vida das pessoas.
Porém, a palestrante lembra que muitas pessoas, como filósofos, artistas, médicos e cientistas, já estão enxergando as três ultimas décadas (que ela chama de “terceiro ato”) como um estágio de desenvolvimento da vida com sua própria significância, e questionando como usar esse tempo com sucesso.
Em pesquisas sobre o assunto, Jane descobriu que a maioria das pessoas acima de 50 sente-se melhor, é menos estressada, hostil e ansiosa. “Tendemos a ver os itens comuns mais que as diferenças. Alguns dos estudos dizem até mesmo que somos mais felizes”, conta.
Sem “romantizar” o envelhecimento, a atriz lembra que alguns fatores, como sorte e genética, são fundamentais para viver essa fase plenamente. Porém, há muitas coisas que podem ser feitas para tornar esses anos adicionais bem sucedidos, diz.
Avaliar os dois primeiros atos da vida, analisar suas reações a relacionamentos e eventos passados, perdoar aos outros e a si mesmo são algumas maneiras citadas pela palestrante de se libertar e poder viver plenamente a última etapa da vida.
Assista abaixo à palestra na íntegra (para ver com legenda em português, selecione opção ao lado do play):
Tópico: TEDx Jane Fonda: O Terceiro ato da vida
Nenhum comentário foi encontrado.